sábado, 19 de junho de 2010

O pesto genovês-brasiliano

Adoro molho pesto, mas achava que era muito difícil fazer. Um dia encasquetei, catei a receita e fiz. Rá! MO-LE!

Ficou maravilhoso!

Inclusive, "estraguei" o churrasco de um casal de amigos pq levei um macarrão gravatinha frio com pesto e tomate cereja. hahahaha Ninguém quis mais saber das carnes e a travessa do macarrão acabou rapidinho. Pena que não tirei foto pq além de delicioso ficou lindo.

E aí que ontem eu fiz o molho de novo. Ainda não usei pq é bom deixar dar uma curtida na geladeira.

A receita eu fiz de olho e paladar, mas usei como base uma receita que peguei no site Mais Você.

Eu faço assim:
Ingredientes:
1 maço de majericão
Queijo ralado
Castanha do Pará
Alho
Azeite

Para começar, paseei no processador umas 10 castanhas e reservei. Depois passei uns 5 dentes de alho e reservei. Depois foi a vez de parte do manjericão. Aí juntei tudo e coloquei um pouco de queijo ralado, processei e reservei pq era pouco. Repeti o processo com o restante do manjericão. Coloquei num pote de vidro esterelizado cobri comcom azeite e provei. Fiz ajustes e pronto. Não uso sal pq o queijo ralado é muito salgado.

Da outra vez que eu fiz, ralei o queijo parmesão na hora. Dessa vez, usei o saquinho que era o que eu tinha em casa. Conclusão, ficou tão bom quanto, mas fica mais suave. Pra mim, o pesto com parmesão ralado na hora fica melhor. Aliás, TUDO com parmesão ralado na hora fica melhor.

Outra coisa, a receita original usa pinoli, mas é carééééééérrimo, então, usei a castanha, e queijo pecorino que eu tb não usei.

Na verdade, muita gente substitui o manjericão por outras folhas como agrião, salsinha, rúcula ou coentro, mas eu nunca usei nada disso.

Acredite, mesmo sem os ingredientes da receita originalíssima, o molho é maravilhoso.

Nenhum comentário: